31 Janeiro, 2022

CkeckPoint, onde tudo começou

Foi nesta oficina multimarca que nasceu o desejo e, pouco tempo depois, a concretização do projeto Keymaster. Estava assim dado mais um passo no sentido de colocar a CheckPoint mais à frente no tempo.

A CheckPoint nasceu em 2008 como oficina Precision e em 2013 como marca. Hoje é uma oficina que se destaca pela elevada rotação de carros, que é o resultado do investimento em software, em equipamentos de diagnóstico e reparação de última geração e na experiência da equipa. “Uma empresa do século XXI”, como Nuno Godinho Lopes, o seu proprietário e CEO da Keymaster, se orgulha de apresentar. Quando adquiriu duas lojas Precision, um franchising de “chave na mão”, este engenheiro mecânico sentiu desde logo uma necessidade de otimizar os sistemas usados nesta rede de oficinas. Foi assim que, inicialmente com a descontração de uma brincadeira, começou a desenhar a ideia de uma plataforma de gestão operacional. Com a ajuda de um grupo de colegas a fazerem o Backend e assumindo Nuno o Frontend, o software foi desenvolvido em seis meses. Quando o apresentou à equipa da oficina, então já sob a marca da CheckPoint, o entusiasmo foi tal que quiseram implementá-lo de imediato.

Vida nova com o Keymaster

Em 2018, o software de gestão operacional, entretanto batizado de Keymaster, ficou pronto a ser implementado. No primeiro dia, conforme conta Nuno Godinho Lopes, a meta era fazer duas folhas de obra digitais, para testar. Mas a aceitação foi tal que, ao final do dia, 100% das folhas de obra tinham sido feitas com o novo software. A equipa já não queria outra coisa. A primeira constatação era a da usabilidade. Muito intuitivo e com botões pré-considerados para todos os serviços, o software é extremamente acessível. “A folha de obra digital tem botões de serviço que basta carregar e aparece tudo descriminado. Não temos de perder tempo a escrever e, uma vez anotado, fica partilhado com os outros serviços. Fica ali todo o processo concentrado”, explica Rogério Delgado, responsável pelo Departamento de Electricidade da CheckPoint. “Não ter de escrever” é também apontado por Filipe Rolo como um enorme ganho de tempo. É que o responsável do Departamento de Serviços Rápidos, como tantos outros funcionários desta equipa, tem uma condicionante especial: “como eu trabalho muito com óleos, a cada vez que anotava algo, tinha que tirar as luvas para não sujar os papéis. E, mesmo assim, ainda podia acontecer sujá-los, tornando-os ilegíveis para os colegas”. Para António Dias, Gestor de Negócios da CheckPoint, é o acompanhamento da obra em tempo real que mais o entusiasma: “Agora, posso acompanhar o trabalho do técnico sem ter de o interromper para questionar nesse sentido. Consigo saber em que ponto é que ele está na operação. Sem interrupções, podemos acompanhar a operação ao momento. E com esta gestão do serviço, consigo aferir o que vai representar em termos de negócio no dia a dia.” E o negócio vai de vento em popa, conforme se deduz das afirmações de Nuno Godinho Lopes: “O aumento de produtividade com a implementação do Keymaster foi enorme – conseguimos reduzir em 45% o custo com o pessoal. Por outro lado, registámos um aumento de 15% de margem bruta nas vendas.”
Bem sucedido o primeiro caso, outros se têm seguido, na medida em que o Keymaster foi desenvolvido para ser integrado em muitas outras áreas de negócio. E o estímulo da procura tem sido enorme, em grande parte devido ao passa-palavra. É assim que, hoje em dia, o Keymaster está a ser usado não só em oficinas automóveis, como também em empresas de comunicação e imagem, empresas de formação, de jardinagem ou até veterinários.

Reações em cadeia

A chegada do Keymaster originou uma “explosão de entusiasmo”, não só entre os colaboradores e gestores da empresa, como nos clientes finais da mesma. E, já se sabe, são estes a razão de ser de uma empresa prestadora de serviços. “É para melhorar e agilizar a relação com o consumidor final que uma plataforma de gestão operacional como a Keymaster serve em primeira instância”. E conforme Nuno Godinho Lopes tem testemunhado, esta ferramenta é para o cliente final uma surpresa muito agradável, já que nenhuma outra da concorrência tem as mesmas características. Com o acesso ao interface do Keymaster, o cliente da CheckPoint acompanha a par e passo, em tempo real, a intervenção do seu automóvel. Isto porque as funcionalidades da plataforma são imensas – com a utilização dos mais modernos e atuais recursos digitais, o cliente pode atualizar dados, fazer autonomamente agendamentos, receber ficheiros, imagens e vídeos, aprovar orçamentos, consultar o histórico de obras, pedir faturas, entre muitas outras opções.

Por tudo isto, o feedback do cliente, segundo o CEO da Keymaster, é de grande tranquilidade, “ele sabe perfeitamente o que está a acontecer com o seu carro, porquê, quando é que vai ficar pronto e quanto é que lhe vai custar. Não o esperam surpresas desagradáveis.”
E é esta mesma transparência e confiança que a Keymaster conquistou para a CheckPoint que está agora a fazer chegar a muitas outras empresas de prestação de serviços. Com igual sucesso e igual entusiasmo.