2 Fevereiro, 2022

ClickStop, um caso de sucesso

Com a missão de oferecer todas as soluções informáticas necessárias, a qualquer hora e em qualquer lugar, a empresa ClickStop só podia receber de braços abertos a chegada do software de gestão operacional Keymaster.

Visão estratégica

Criada em 2010, a ClickStop é uma empresa portuguesa especializada em soluções informáticas, que engloba a venda de produtos e periféricos informáticos, reparação, manutenção e assistência ao domicílio. Muito focada na proximidade com o cliente a na resposta pronta às exigências de quem encara a informática como um bem essencial, a ClickStop faz questão em adaptar-se às tendências do mercado e em assumir uma poderosa visão estratégica. Adotar o Keymaster como uma das suas ferramentas de trabalho foi um passo óbvio na história de crescimento desta empresa.

“Eficiência”, dizem eles

Quando questionados sobre as três principais vantagens do Keymaster, todos os colaboradores repetem uma mesma palavra: eficiência. Luís Lopes, Gestor de Operações e Sócio-Gerente da ClickStop, vai mais longe e diz que nunca teve uma ferramenta que fosse tão eficiente. “A nível de gestão, facilita em tudo”, afirma. “Com dois ou três cliques sabemos tudo. Conseguimos saber onde é que estamos, para onde é que vamos, e fazemos um plano”. Ivan Lopes, responsável pelo Laboratório Informático e Departamento de Peças, reconhece igualmente a enorme mais valia do software e da folha de obra digital: “Se for preciso, em cinco minutos consigo ter uma obra completa e bastante detalhada”. Já Maria Silva, Gestora de Clientes, mostra-se rendida ao facto de olhar para um ecrã e ter todo o seu “mundo” – o seu dia de trabalho – numa imagem única. Miguel Carvalho, o outro Sócio-Gerente e responsável pelo Departamento de Serviços ao Local e Gestor de Clientes Empresas realça igualmente a eficiência desta ferramenta que diz ter “todos os universos”. E explica: “Temos uma só ferramenta a que todos – parceiros, colaboradores, clientes, contabilidade – temos acesso, e que nos informa de todo o histórico do processo”. O que, claro, remete para uma outra vantagem que Luís Lopes também refere, a da otimização da comunicação.

Folha de Obra vs Folha de Obra Digital

E antes? Como funcionavam na era pré-Keymaster? Os colaboradores da ClickStop ainda se recordam bem dos processos, mas não guardam saudade. Ivan Lopes é taxativo: “O que eu não gostava no papel? Praticamente tudo. Tínhamos que escrever à mão e como, na maioria dos casos, o trabalho requeria rapidez, ou fazíamos erros ou tornávamos o trabalho ilegível para os colegas”. Havia muito tempo perdido com o processo de escrita e com os equívocos. Luís Lopes recorda a gestão caótica das peças e a dificuldade em conhecer a sua rentabilidade: “Não sabíamos se tínhamos encomendado, que margens é que tínhamos, de onde é que vinham, quando é que chegavam.” Os montes de papéis são ainda referidos por Maria Silva como uma enorme perda de tempo: “Tinha que pôr as folhas por ordem de data, de hora; havia montes para separar o que estava aprovado do que não estava; e ainda tinha que as consultar para ir contactar o cliente.”
Na era pós-Keymaster, estamos então perante uma equipa que se diz muito mais tranquila, organizada, rápida e preparada para acompanhar as exigências do mercado. Entre outras vantagens, a implementação do software de gestão operacional Keymaster veio minimizar o esforço no preenchimento correto das Folhas de Obra, facilitar as interações entre colegas e serviços, e colmatar a falta de disponibilidade dos Gestores de Clientes; passou a permitir a recolha de estatísticas e a manter atualizada e acessível a informação sobre o estado das intervenções com o cliente; ajudou a identificar a rentabilidade de cada serviço, obra, intervenção; para além de ter concretizado uma efetiva redução de 30% de custo com o pessoal e um aumento de 15% de Margem Bruta.
Na era pós-Keymaster, estamos então perante uma equipa que se diz muito mais tranquila, organizada, rápida e preparada para acompanhar as exigências do mercado. Entre outras vantagens, a implementação do software de gestão operacional Keymaster veio minimizar o esforço no preenchimento correto das Folhas de Obra, facilitar as interações entre colegas e serviços, e colmatar a falta de disponibilidade dos Gestores de Clientes; passou a permitir a recolha de estatísticas e a manter atualizada e acessível a informação sobre o estado das intervenções com o cliente; ajudou a identificar a rentabilidade de cada serviço, obra, intervenção; otimizar os horários e serviços para uma gestão ainda mais eficiente, com agendamentos em tempo real; facilitar a interação e satisfação dos clientes, com uma app cliente intuitiva, tornando a experiência ainda mais completa e satisfatória; integrar o controlo financeiro com as operações diárias.
Para além de ter concretizado uma efetiva redução de 30% de custo com o pessoal e um aumento de 15% de margem bruta.

Cliente satisfeito: o derradeiro e mais importante desafio

Da parte do cliente final, o feedback também não podia ser melhor, como atesta Nuno Godinho Lopes, CEO da Keymaster. E um cliente satisfeito, já se sabe, é a meta de qualquer negócio. “Os nossos clientes reportam uma enorme satisfação do cliente final, dado que também ele passa a ter acesso a um interface através do qual acompanha todo o processo – ele refere a transparência do serviço, a informação em tempo real, o acesso ao histórico de intervenções e de faturas, e a maior disponibilidade do rececionista.” Cumprido este objetivo, o gestor que investiu no software Keymaster sabe que tem em mãos uma plataforma que melhora a relação com o cliente, para além de aperfeiçoar a comunicação entre os seus colaboradores. Ou seja, vê todos os intervenientes reunidos no centro da operação, unidos por uma ponte chamada Keymaster. Um sucesso, lá está.

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