24 Janeiro, 2022

Tendências das PMEs para 2022

A nova vaga da transformação digital

A pandemia mudou o mundo de muitas formas. A transformação digital das empresas, acelerada pela necessidade do teletrabalho e de um menor contacto físico entre as pessoas, pode ser eleita uma das consequências positivas da nova realidade que agora vivemos.

“O contexto pandémico dos últimos 18 meses veio impulsionar o fenómeno da transformação digital em empresas de todo o mundo. Sabemos que, sobretudo para as PME, se tratou de um verdadeiro desafio, conseguir responder às exigências do negócio e à evolução das necessidades do cliente, que hoje em dia é marcadamente digital”. Quem o diz é Rui Azevedo Costa, Area Vice President of Sales da Salesforce para a Ibéria e Itália. A empresa americana de software on demand  lançou no último trimestre de 2021 a 5.ª Edição do relatório “Small and Medium Business Trends” (SMB Trends Report), um estudo realizado pela The Harris Poll a partir de entrevistas a mais de 2500 proprietários e líderes de pequenas e médias empresas de todo o mundo, do qual se retiram algumas tendências do mercado que aqui destacamos.

As pessoas em primeiro lugar

Diz este estudo que 50% das pequenas e médias empresas em crescimento ofereceram aos seus trabalhadores, no último ano, condições de trabalho flexíveis. Do mesmo modo, o estudo também aponta para a importância de envolver os clientes, indicando 75% destas empresas a importância das transações online. Para qualquer uma destas situações teve de haver uma aposta em tecnologia, o que nos leva à segunda conclusão…

A tecnologia compensa

71% das empresas em crescimento afirmam que sobreviveram à pandemia através do digital – de modo a permitir oferecer formas de comunicação, de colaboração e de vendas a partir de qualquer lugar. E a provar que isto é mais do que uma tendência passageira ou fruto das circunstâncias, 79% das pequenas e médias empresas em crescimento acreditam que estas mudanças deverão ser uma aposta no futuro, já que elas deverão continuar a beneficiá-las a longo prazo.

Neste contexto, ferramentas de gestão operacional como o Keymaster, focadas em ligar empresários, funcionários e clientes numa única plataforma, com recursos como a Folha de Obra Digital, pronta a otimizar os projetos e a melhorar a comunicação interna e externa das empresas, juntam-se com muito empenho a esta tendência, na convicção de estar a encaminhar as empresas suas clientes para o sucesso.