18 Novembro, 2022

Como criar uma estratégia de vendas vencedora colocando o cliente em primeiro lugar

A conceção tradicional de vendas mudou. Numa era em que a tecnologia atingiu todos os setores de negócio e nos afastou do contacto pessoal, os consumidores estão novamente a pedir mais proximidade com as marcas.

Hoje, a confiança é o fator chave para fidelizar clientes. As marcas precisam de ser capazes de agregar valor, conhecer a concorrência, contar uma história convincente, conseguir proximidade e perceber bem o cliente. Já os vendedores devem conhecer o diferencial do seu produto e conseguir provar como o seu produto/serviço pode resolver as necessidades dos seus clientes.

Mais do que nunca, percebe-se hoje que as empresas e os seus vendedores devem estar sintonizados com as necessidades dos seus potenciais clientes.

Vamos pois tentar mostrar como é que as empresas podem elaborar uma estratégia de vendas para colocar o cliente em primeiro lugar, construir melhores relacionamentos e fechar mais negócios.

Diferenciação

As atuais tendências de vendas priorizam a construção de propostas win-win. 
Qual é a vantagem competitiva que está a oferecer aos seus clientes em relação à concorrência?

Olhe para o seu produto ou serviço e veja o que o diferencia dos seus concorrentes. Como é que ele pode atender exclusivamente às necessidades do seu cliente e ajudá-lo a alcançar os seus objetivos?

A combinação da sua proposta de valor (Unique selling proposition) com as necessidades do cliente deve ser a base da sua estratégia de vendas.

A estratégia

Uma boa estratégia não deve ser imutável, mas sim flexível, para que possa ser adaptada às necessidades individuais de cada cliente tipo e variações dos mercados.

Uma boa estratégia de vendas vai ajudar as PMEs a melhorar a gestão operacional, fidelizar os seus clientes, aumentar a produtividade e gerar mais receita.

Todas as estratégias de vendas devem começar por ter um plano bem definido que o ajude a saber para onde ir. Defina os objetivos a curto e longo prazo e, de seguida, escolha os KPIs (Key Performance Indicators) que o ajudarão a medir o progresso, nível de desempenho e sucesso do seu negócio, permitindo assim atingir os seus objetivos.

Ao mesmo tempo, desbloqueie o poder do CRM (Customer Relationship Management = Gestão de Relacionamento com o Cliente). Implemente uma boa ferramenta de CRM que automatize as funções de contacto com o cliente, imprescindível em qualquer estratégia de negócio atual. Estas ferramentas compreendem sistemas informatizados e potenciam uma mudança de atitude corporativa, que ajudam a criar e manter um bom relacionamento com os clientes, armazenando e inter-relacionando de forma inteligente informações sobre as suas atividades e interações com a empresa.

Segundo Kotler e Fox (1998), conquistar clientes novos custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os mesmos clientes que já possui. Por isso, utilizar ferramentas como o CRM KEYMASTER, que permitam a fidelização de um cliente, são estratégias corporativas a definir e implementar.

A personalização é mais importante do que nunca, e muitos clientes não se envolvem com empresas que não os tratam como indivíduos. Ao aproveitar os sistemas de CRM, a sua marca pode personalizar o envolvimento em escala, gerenciar leads e obter insights dos seus clientes em tempo real.

Clientes em primeiro lugar

Ao colocar o cliente no centro de sua estratégia de vendas, em vez dos objetivos da sua empresa, você pode realmente tornar-se uma organização mais centrada no cliente. Isso significa fornecer uma experiência positiva ao cliente mesmo após a venda, levando a melhores relacionamentos de longo prazo, maior CLV (Customer Lifetime Value = relacionamento futuro com um cliente) e, claro, a um melhor passa a palavra.

Para isso, crie um canal personalizado para os seus clientes. Se não tiver recursos suficientes, automatize o atendimento aos seus clientes através de um software de gestão com um módulo cliente, onde ele possa aceder a uma conta cliente personalizada e acompanhar os seus serviços. O Keymaster oferece-lhe um leque de funcionalidades de gestão operacional a baixo custo. Facilitando o contacto com os clientes, o Keymaster assegura o seu histórico através de uma plataforma em tempo real, que permite ao cliente a monitorização dos serviços solicitados. A transparência no negócio irá cativar os seus clientes.

A sua história

Sabemos que não tem tempo para contar a história da sua marca e o seu cliente também pode não querer ouvi-la. Afinal, há um tempo e um lugar para tudo. Mas algumas empresas têm histórias tão entrelaçadas com a marca, que se tornam inseparáveis na reaproximação que todos os consumidores procuram com as suas marcas prediletas.

Coloque um pouco de si no blog do seu site e partilhe-o com os clientes já fidelizados. Eles irão gostar de saber quais são os valores da sua marca ou quem foi o fundador da sua empresa de eleição.

A equipa

Depois de traçar o caminho, veja como pode melhorar a rentabilidade da equipa. Diferentes planos exigem diferentes abordagens. Nesta fase, escolha um software de gestão operacional que o ajude a melhorar a gestão do seu tempo e facilite a execução da sua estratégia de vendas.

Pronto para transformar sua estratégia de negócio e aumentar vendas?

O Keymaster foi desenvolvido para prestadores de serviços em multi-setores. Ou seja, para qualquer que seja o setor, o Keymaster tem módulos que se adaptam às necessidades de gestão operacional específicas de cada um. O modulo de cliente, o My Keymaster, é a área pessoal online onde os seus clientes podem aceder com toda a segurança a um conjunto de funcionalidades e informações personalizadas sobre os seus serviços. Disponível a qualquer hora e em qualquer lugar para:

Partilhar fotos, vídeos e ficheiros com o cliente, em tempo real.

Caso pretenda, o seu cliente é informado assim que o serviço se encontre pronto.

O seu cliente pode ainda consultar faturas, obras em curso, histórico e muito mais.

 

Se ainda não usa o Keymaster na sua empresa, experimente já por um período inteiramente gratuito, ou peça-nos uma demonstração.

E se juntarmos todas as necessidades de gestão operacional da empresa num único aplicativo?

O software de gestão de trabalho Keymaster combina os recursos de várias ferramentas de gestão operacional. Mantendo todos os intervenientes do negócio (gestores, funcionários e clientes) no mesmo aplicativo, consegue-se  uma visão de toda a empresa a  360°, para além de uma maior economia de recursos. A folha de obra digital, por exemplo, ajuda empresas e profissionais a otimizar projetos, simplificar orçamentos, automatizar a faturação e aumenta margens e o rendimento das equipas de trabalho.

Para quem é o Keymaster?

O Keymaster foi desenvolvido para prestadores de serviços em multi-setores. Ou seja, para qualquer que seja o setor, o Keymaster tem módulos que se adaptam às necessidades de gestão operacional específicas de cada um. É assim que entre os seus clientes se encontram pequenas e médias empresas prestadoras de serviços tão variados como oficinas automóvel, lojas de informática, jardinagem, gráficas, carpintarias, bricolage e construção, veterinárias ou instalação, reparação e manutenção de piscinas.